Disciplinas / Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel tem como requisito parcial para a conclusão do curso de Mestrado, a integralização de 24 créditos, conforme quadro a seguir:

1. Docência orientada

Obrigatória: Sim
Créditos: 1
Ementa: Relação Professor – Aluno. Planejamento de ensino. Componentes básicos de um Plano de Ensino. Avaliação do ensino – Aprendizagem (diagnóstico – controle – classificação). Prática em docência.

2. Hidráulica de Sistemas Naturais e Artificiais

Obrigatória: Sim
Créditos: 3
Ementa: Sistemas de unidades e propriedades dos fluidos. Hidrostática, empuxo sobre superfícies e manometria. Hidrodinâmica, vazão ou descarga, equação de Bernoulli, regimes de escoamento, perda de carga e perda de carga localizada. Condutos equivalentes. Estações de recalque, altura manométrica de elevação, potência do conjunto motobomba, dimensionamento econômico de tubulações, tipos de bombas, curvas características, cavitação. Transientes hidráulicos, golpe de aríete e celeridade. Fundamentos dos escoamentos livre, Energia e Controle Hidráulico, Escoamento Uniforme, Escoamento Gradualmente Variado, Escoamento Bruscamente Variado, Escoamento Variável (não permanente).

3. Hidrometeorologia

Obrigatória: Sim
Créditos: 2
Ementa: Composição e estrutura da atmosfera. Circulação geral da atmosfera. Radiação solar e terrestre e balanço de energia. Classificações climáticas: métodos e aplicações. Variabilidade natural do clima: eventos e episódios extremos. Principais sistemas atmosféricos que atuam no Brasil. Balanço hídrico climatológico: métodos, aplicações e zoneamentos. Mudanças climáticas: simulação, impactos na hidrologia de bacias, adaptações. Eventos atmosféricos extremos: secas, chuvas intensas, inundações.

4. Seminários I

Obrigatória: Sim
Créditos: 1
Ementa: Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Apresentação de seminários com convidados sobre temas diversos. Apresentação, pelo corpo discente, de temas atuais representando o “estado da arte” na área de Recursos Hídricos.

5. Seminários II

Obrigatória: sim
Créditos: 1
Ementa: Apresentação da disciplina. Atividades tutoradas para preparação de seminários. Apresentação de seminários pelos alunos de pós-graduação relacionados aos projetos de dissertação.

6. Hidrologia I

Obrigatória: Sim
Créditos: 3
Ementa: Ciclo hidrológico. Balanço hídrico. Bacia hidrográfica e análise de características fisiográficas. Precipitação e análise de dados pluviométricos. Interceptação. Infiltração de água no solo. Evapotranspiração. Escoamento em bacias hidrográficas.

7. Hidrologia II

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: Hidrologia estatística. Vazão máxima. Hidrograma de projeto. Regularização de vazões. Regionalização hidrológica. Propagação de vazão em rios. Propagação de vazão em reservatórios.

8. Engenharia de Irrigação

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: Relação solo-água-planta. Disponibilidades e necessidades hídricas. Caracterização dos métodos e sistemas de irrigação. Irrigação por gravidade (métodos de irrigação por gravidade, dimensionamento de sistemas de irrigação por sulcos, faixas e inundação). Irrigação pressurizada (componentes do sistema, sistemas e métodos de irrigação pressurizada, projeto e dimensionamento de sistemas de irrigação por aspersão e localizada, avaliação do desempenho de sistemas de irrigação pressurizada). Consumo de energia na irrigação.

9. Hidrodinâmica Costeira e Estuarina

Obrigatória: Não
Créditos: 2
Ementa: Definição e classificações de estuários, principais forçantes e escalas temporais, métodos de coleta e análise de dados, equações básicas, transporte de água e massa, modelos simplificados de processos de mistura, estudos de casos, modelos.

10. Geoestatística Aplicada aos Recursos Hídricos

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: Introdução à geoestatística. Conceitos fundamentais. Métodos de análise exploratória e estatística descritiva dos dados. Hipóteses de estacionariedade estatística. Semivariograma: definições, equação, características ideais e principais modelos de ajuste de semivariogramas experimentais. Estudo da Krigagem. Variância da estimativa. Método de autovalidação (validação cruzada). Estudo de anisotropia. Análise de dados com periodicidade. Cross-semivariograma e a co-krigagem. Krigagem com regressão. Aplicações da geoestatística em recursos hídricos.

11. Impactos Ambientais no Aproveitamento de Recursos Hídricos

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: Aproveitamento de Recursos Hídricos: Formas e impactos associados. Principais impactos ambientais e suas origens. Dano Ambiental e Impacto Ambiental. Aproveitamento de Recursos Hídricos: Legislação, formas e impactos associados: (a) Lançamento e Tratamento de Efluentes em corpos hídricos (Resolução 430/2011, 357/2005, 377/2006); (b) Enquadramento das águas subterrâneas e superficiais (Resol. 396/2008, 397/2008, 357/2005); (c) Projetos de Irrigação (Res. 284/2001); (d) Empreendimentos Elétricos (REs. 279/2001); (e) Barragens e Reservatórios (Lei 12.334/2010); (f) Plano emergencial individual para incidentes vazamentos de óleo em águas brasileiras (Res.398/2008). Estudos de casos de obras contemplando o Aproveitamento de Recursos Hídricos. Proposição de medidas mitigadoras.

12. Hidrometria Aplicada

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: Princípios básicos das medições clássicas de variáveis hidrológicas e sedimentológicas. Medições e interpretações de dados fluviométricos (níveis de água e vazões), pluviométricos, evaporimétricos e sedimentométricos. Medição de vazão líquida. Ensaios de infiltração, umidade do solo e condutividade hidráulica do solo, piezometria e sedimentometria de cargas de arraste e suspensão. Coleta e amostras para o monitoramento da qualidade da água.

13. Qualidade de Água em Bacias Hidrográficas

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: A água e o meio ambiente. Reservas hídricas e sua distribuição. O ciclo hidrológico e os caminhos da poluição. Parâmetros físicos de avaliação da qualidade das águas. Parâmetros químicos para avaliação de qualidade de água. Características biológicas da água: os principais ciclos da natureza, estrutura e funções de ecossistemas aquáticos. Amostragens de água: formas e conceitos. Práticas para realização de amostragens e determinações analíticas in situ e em laboratório. Índices de qualidade. Classificação e usos da água: Legislação Brasileira e perspectivas globais. Qualidade de água de reservatórios de acumulação, de rios, canais, estuários e de águas subterrâneas. Relações entre bacia hidrográficas e qualidade hídrica.

14. Ciência do Solo Aplicada aos Recursos Hídricos

Obrigatória: Sim
Créditos: 3
Ementa: O solo como um sistema multifase. Fatores e processos de formação do solo e relação com os recursos hídricos. Intemperismo. Noções de mineralogia e os processos biogeoquímicos. Morfologia do solo e sistemas de classificação do solo para o uso e manejo de bacias hidrográficas. Relação solo – paisagem e os fluxos de água. Propriedades físicas do solo. Relação subsolo-solo-água-planta-atmosfera. Infiltração, armazenamento e disponibilidade de água no solo. Dinâmica e movimento de água no solo. Escoamento superficial e sedimentos.

15. Simulação Hidrológica

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: Introdução à simulação hidrológica. Elementos de análise numérica aplicados à Hidrologia. Constituição e análise de séries hidrológicas com vistas à simulação hidrológica. Constituição de banco de dados espacial usando Sistema de Informações Geográficas (SIG). Análise espacial de variáveis necessárias para simulação hidrológica. Representação digital de bacias hidrográficas usando Sistema de Informações Geográficas (SIG). Simulação hidrológica na escala de bacias hidrográficas. Avaliação de modelos hidrológicos.

16. Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: O processo erosivo. Práticas de controle da erosão do solo. Manejo conservacionista do solo e da água; indicadores da qualidade do solo e da água. Recuperação de solos degradados. Bacia Hidrográfica como objeto de investigação.

17. Estruturas Hidráulicas

Obrigatória: Não
Créditos: 3
Ementa: Apresentação das estruturas hidráulicas convencionais, barragens (de terra, de enrocamento, de concreto), canais, sistemas de descarga, dissipadores de energia, tomadas d'água, bueiros, estruturas de desvio, obras diversas (mecanismos de transposição de peixes, eclusas de navegação).

18. Tópicos Especiais em Recursos Hídricos

Obrigatória: Não
Créditos: 2
Ementa: Abordagem de temas atuais representando o "estado da arte" da área de Recursos Hídricos com ênfase em aspectos conceituais (bem como de temas conexos). Exposição de temas voltados às diferentes pesquisas dos mestrandos do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos. Atividades de aprofundamento de literatura, pesquisa, ensino ou extensão.

19. Dissertação

Obrigatória: Não
Créditos: 1
Ementa: Delimitação do objetivo do estudo. Revisão crítica da bibliografia aplicada ao objetivo do estudo. Definição de objetivos e hipóteses. Definição do delineamento e metodologia. Execução do trabalho experimental. Processamento e análise dos dados. Estruturação e redação de artigos científicos. Defesa de dissertação.