O Programa / Apresentação

Durante a 133ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nível de Mestrado.

Este é o primeiro e único programa de pós-graduação da UFPel, submetido, avaliado e aprovado na área de Engenharias (Engenharias I) pela CAPES. Este programa surge em um momento de grande relevância para o setor de recursos hídricos já que este tema tem sido consideradoestratégico em termos regional e nacional, e tem recebido incentivosdo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo Federal, bem como da própria UFPel.

A proposta coordenada pelo grupo de docentes do curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel conta também com a participação de docentes/pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), totalizando oito (8) membros permanentes no Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos tem como objetivos capacitar recursos humanos em nível de mestrado acadêmico, gerar e difundir conhecimento e tecnologias através do ensino de pós-graduação e pela realização de pesquisas, especialmente nas questões que envolvem a água e o manejo de bacias hidrográficas. Para possibilitar esta abordagem, a proposta conta com linhas de pesquisa que apontam para os estudos da água como elemento integrador, observando as questões sociais, políticas, econômicas, alicerçando a necessária sustentabilidade ambiental.

O Programa conta com uma área de concentração: “Recursos Hídricos”. Dentro desta área de concentração existem duas linhas de pesquisa: “Monitoramento e Diagnóstico de Recursos Hídricos” e “Manejo de Bacias Hidrográficas”.

A proposta do Programa é permitir que seu corpo discente seja preparado a partir de uma formação ampla em recursos hídricos, nos seus mais diferentes aspectos. Neste sentido, o Programa estará atento às necessárias adaptações que os perfis dos postulantes a ingresso exigirão, uma vez que não estará restrito aos graduados nas diversas modalidades de engenharia. O egresso do programa estará apto a atuar no monitoramento dos recursos hídricos, utilizando as ferramentas e equipamentos adequados para cada situação e, a partir daí, diagnosticar as diferentes situações a que os recursos hídricos se apresentam. Além deste perfil, o egresso terá a habilidade de direcionar práticas de manejo mais adequadas, racionais e sustentáveis da bacia hidrográfica, visando especialmente à manutenção, melhoria e/ou remediação do ambiente. Considerando que a água é um elemento integrador, de relação direta com os diferentes recursos naturais, o egresso não deixará de ter uma visão sistêmica, percebendo todos os recursos que interagem com a água e utilizando desse conhecimento para um monitoramento, que estabeleça um claro e objetivo diagnóstico para o manejo mais adequado.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel